terça-feira, 28 de janeiro de 2014

o status da bicicleta

A Land Rover Discovery com uma bicicleta topo de linha pendurada no rabo é roubada por homens armados e logo em seguida encontrada intacta, mas sem a bicicleta. Simples: a bicicleta é muito mais difícil de ser encontrada, muitíssimo mais fácil de vender, e dependendo do modelo o preço alcançado pelos ladrões seguramente é mais alto que o pago pelo roubo do carro, mesmo sendo uma Land Rover Discovery nova.

Talvez a pergunta mais frequente que me fazem é porque não compro uma bicicleta topo de linha?

Me lembra uma história (real) que aconteceu na av. Cidade Jardim nos primórdios do celular. O carro grande e importado de uma senhora quebrou no meio da avenida na hora de pico. O pessoal tentou encosta-lo, mas com o câmbio automático travado não saiu do lugar. No meio da confusão, buzinas e xingamentos, a senhora desesperada viu um sujeito bem vestido dentro de um carro esportivo com janela aberta e falando num dos raríssimos celulares então existentes. Foi até o homem e pediu educadamente:
- Boa noite. Estou com o carro quebrado atrapalhando o trânsito. Por favor, me empresta o celular para chamar o socorro.
O homem fez que não a viu nem ouviu. Ela repetiu calmamente o pedido. Ele olhou para ela e continuou falando no celular, esnobando. Irritada, ela repetiu o pedido mais enfática.
- Me empresta o celular. Não dá para parar todo o trânsito... Eu pago a ligação!
- Você não vê que estou falando? Não vou emprestar! Compra o seu.
E a senhora, num ato quase de fúria, simplesmente arrancou o celular da mão do homem... e descobriu que era uma replica de plástico daquelas compradas em qualquer camelô.

As malas Louis Vuitton foram compradas as duras penas em prestações. Imediatamente depois da compra, ainda dentro do shopping, foram jogadas dentro do porta-malas meio sujo do carro, e ali ficavam até ganhar um ar de bem viajadas. Então foram assim não mais que simplesmente esquecidas na sala de estar da boa casa em bairro nobre, para a inveja das amigas.

A bela casa no bairro nobre, bem ajardinada, com entrada, salas de estar e jantar, lavabo e cozinha ricamente decorados para os convidados. Não houve dinheiro para o resto da casa e o conforto da família, que vivia precariamente acampada ali.

Quais são os valores mais caros para uma vida? 
Eu adoraria ter uma bicicleta topo de linha, ou melhor, várias bicicletas, muitas, mas e daí?
Bicicleta hoje não passa do status da moda. Confesso que isto me incomoda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário