segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Janette Sadik-Khan: New York's streets? Not so mean any more

Esta fala da Janette Sadik-Khan é absolutamente imperdível, obrigatória. Ela é uma das responsáveis, o símbolo, da transformação maravilhosa que NY está passando, a meu ver a mais profunda do planeta. Janette, a frente de uma equipe e com apoio de uma Prefeito preparado e sóbrio, mostra que é possível realizar; bastando vontade real e condição de civilidade. Civilidade é o que não temos por aqui, tanto pelo o que somos como população como pelas leis que nos regem - e que são o nosso reflexo perfeito. Por isto não anda, por isto o pessoal do mesmo nível de Janette não aparece.
Janette Sadik-Khan esteve recentemente aqui em São Paulo. Provavelmente deixou sonhos, assim como deixou um dos responsáveis (não me lembro o nome) pelo programa de recuperação de NY que fez uma apresentação mostrando a construção do planejamento do é conhecido  como Tolerância Zero. Se não tivesse acontecido a estabilização de NY com programas como o Tolerância Zero muito provavelmente as mudanças descritas por Janette não seriam exequíveis.
NY, como qualquer outra cidade, prova mais uma vez, como sempre, que não existe milagre e que milagre populista é um tiro no pé; ou dependendo do grau de absurdo das medidas populistas, Como tentar derrubar a lei de Responsabilidade Fiscal para ganhar eleições, um tiro na cabeça. Vão fazer um monte de engana trouxa e destruir a economia do Brasil. Vide Argentina, Venezuela.... Vejam depois da Copa.
Janette Sadik-Khan (e NY) é imperdível.
 

Um comentário: