Os números oficiais batem por volta de 40 mil romeiros que caminharam pela Dutra, com quatro mortes, dois atropelamentos e dois latrocínios. Atropelamentos fazem parte. Latrocínios é a deprimente novidade.
Um dos atropelamentos foi de um ciclista, divulgado numa das matérias jornalísticas, dá, como sempre, que "o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro". Tendo pedalado algumas vezes em estradas com romarias, principalmente na Dutra, pergunto: qual foi o tamanho do caminhão envolvido na ocorrência? Duvido que o motorista tenha percebido, principalmente se foi dos grandes. E precisa ver se ele "atropelou" o ciclista ou o ciclista colidiu, bateu, no caminhão. Fácil acontecer, até pelo deslocamento de ar provocado pelo caminhão que puxa o ciclista para dentro da pista.
É perigoso fazer a romaria pela Dutra? Este ano tivemos um romeiro morto por 10.000 em acidente de trânsito. Não vou fazer os cálculos para comparar com a realidade do trânsito no geral. Aliás, vamos fazer uma correção, pelo que foi noticiado foram dois latrocínios e duas ocorrências de trânsito fatais, portanto 1 morte / 10.000 romeiros. O que pouco diz, porque foram divulgadas as mortes, mas não as circunstâncias, o que faz toda diferença.
Afirmo com todas as letras: ciclistas fazendo barbaridades no meio da romaria é o que sobra. Em romarias passadas cansei de ver ciclista ultrapassando romeiro que caminha das formas mais absurdas. Vão culpar do caminhoneiro sem saber o que realmente aconteceu? Eu não entro nesta, não sou tão simplista, ou simplório, como queiram.
Contando como foi a minha romaria em bicicleta, mais uma vez ouvi que "é muito perigoso". Interessante é que uma terceira que estava na conversa respondeu por mim. "É menos do que parece porque tem muita gente no acostamento e os motoristas ficam atentos. Ciclista sozinho no acostamento é muito mais perigoso". Uau! Na mosca.
Continuo recomendando a todos que façam uma romaria, mesmo para os que não são religiosos. É uma experiência única.
É emocionante ver a assistência que recebem os romeiros. São inúmeras as barracas, carros, picapes, ounibus parados distribuindo água, frutas e outros. A cada ano que passa a estrutura na Dutra cresce e fica melhor. Os responsáveis pela Dutra querem tirar a romaria de lá, mas duvido que consigam.
A Basílica de Aparecida sempre foi imponente. A área de recepção ao romeiro bem estruturada. Mas a cidade de Aparecida... é horrorosa. É um grande mercado de pulgas, com uma poluição ambiental impressionante, um comércio de bugigangas as mais variadas que faz o que quer. É de uma pobreza sem tamanho, pobreza que custa caro, pega turista, pega romeiro, abusa da fé, e custa caro, bem caro.
Tive que esperar para embarcar no ônibus de volta a São José dos CAmpos por mais de três horas. Peguei a bicicleta e fui rodar para ver melhor a cidade. Fui um pouco para o lado dos bairros, que não fogem da precariedade que se vê nos bairros de classe média das cidades de interior. Agora o centrinho, onde está o comércio pega romeiro, pega turista e pega trouxa, este é um escândalo de bagunçado. Exagero? Ora, vá lá e faça uma comparação com a área cercada da Basílica e a própria Basílica, e tire suas conclusões. Aparecida toda é pega turista, a questão é como e com que qualidade dentro ou fora da área da igreja, leia-se Basílica.
Deixo algumas perguntas. Aquilo, da forma que está, é rentável para a "Santa Igreja Católica"? Pensando como alguém que tem formação cristã, será que Cristo concordaria com aquilo tudo? Olhando aquilo vem a cabeça imediatamente a passagem dos vendilhões do templo.
Igreja é uma coisa e poder público é outro, ou deveria ser, mas será que a igreja não tem poder de pressão para organizar um pouco melhor tudo aquilo? Por fé na no feio, mal feito, desagradável, faz parte da formação religiosa?
Política e religião não devem se misturar, o Estado é laico, mesmo que em todos os poderes seja comum ver um crucifixo nas paredes e agentes do estado citando Deus.
Olhando tudo aquilo, toda a poluição visual, toda a bagunça comercial, o povo circulando para comprar lembranças de seu ato de fé (?), o contraste feroz com a beleza da Basílica... Não pude deixar de pensar muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário