quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

99 e moto táxi e o "eu faço o que quero"

Foram inúmeras as mensagens para a Rádio Eldorado FM sobre a chegada na cidade dos moto taxis, a maioria deixando sua discordância baseado nos "perigos da moto". Só um dos ouvintes relatou que usou o serviço de moto taxi na Bahia e teve uma experiência segura. 
Um dos ouvintes falou sobre um perigo além do trânsito, o assalto, possibilidade real não só para levar a moto, como também uma mochila mais ajeitada que o passageiro possa estar usando.  

Fato é que faz alguns bons anos ocorriam 70/dia motociclistas acidentados que precisavam atendimento no local por bombeiros ou SAMU. Qual será o número hoje? De qualquer forma, o custo cidade / econômia é absurdo, fora o já sabido "foi para o hospital". 
A maioria dos acidentes são causados por ciclistas jovens, inexperientes. Não duvido que por erros de condução básicos. Quanto mais velho e experiente o motociclista, menor o índice de acidente. Quem serão os condutores destas moto taxi? Como serão escolhidos? Um outro ouvinte mandou mensagem que o medo dela seria estar de passageira numa moto roubada.

Por outro lado, a 99 não difere de outras empresas que pensam e agem no "faço o que quero". Segundo a Eldorado, Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, teve uma reunião com eles, 99, faz alguns meses, quando disse não para as moto taxis na cidade. A razão para a 99 começar a operar mesmo sem autorização é simples: o poder regulatório dos governos praticamente inexiste nos dias atuais. Virou um esculhambo já faz tempo. "Eu faço o que quero" é regra aceita por toda a sociedade, com raríssimas excessões.

Para terminar, morre-se as pencas no trânsito brasileiro porque quem conduz bate o pé na certeza de que "eu sei o que estou fazendo", o que vai no mesmo caminho da forma que agem algumas empresas (ou muitas, sabe-se lá). 
Repito, somos um país onde cada um faz o que quer, ou pelo menos tem um grau de permissividade absurdo. Foda-se o outro, foda-se tudo, eu estou certo e ponto final.

Conclusão: tem lei que cola e lei que não cola. 

Agora a tarde a justiça mandou parar a operação das moto taxi. Conhecendo como funciona a coisa digo: aguardem os próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário