Sorocaba é tida como uma das referências cicloviárias do Brasil. Em pouquíssimo tempo o então Prefeito Vitor Lippi (2005 - 2013) implantou um extenso sistema cicloviário (mais de 120 km) principalmente nas principais rotas e avenidas de Sorocaba. Na época foi sucesso absoluto de aplausos por parte dos ciclistas, e pelo que sei ainda é.
Estive em Sorocaba e sai para pedalar numa noite de sexta-feira e numa manha de domingo. Meu ponto de saída e chegada foi o Ibis Raposo Tavares, sul da cidade. Experiência interessante.
Sexta-feira fui até a Padaria Real que fica em frente a Prefeitura, 11 km de distância, praticamente todo trajeto feito em ciclovias, boa parte pela ciclovia que margeia o rio Sorocaba, uma das mais simpáticas do Brasil. Quisera todos rios e córregos do país fossem obrigados a ter uma ciclovia margeando. Voltando da Real fiz um caminho diferente, teoricamente mais curto, um bom trecho sem ciclovias e boa parte pedalando em avenidas. Os carros respeitam, as avenidas são largas, mas cheias de curvas e com trânsito rápido. A topografia da cidade é bem acidentada, sobe, desce, cheio de curvas. Em alguns trechos o diferencial de velocidade entre carros e bicicleta é grande e noutros a visibilidade do ciclista baixa, duas situações se não de perigo, pelo menos de tensão. Nas avenidas de Sorocaba até ciclista experiente se sente peixe fora d'água. A situação dos pedestres também não é nada legal.
No domingo ensolarado fiz questão de ver quantos ciclistas estariam pedalando na ciclovia do rio Sorocaba e para minha surpresa o número era baixo, mesmo levando em consideração que foi o último fim de semana de férias.
Aproveitei para dar uma olhada em alguns outros trechos de ciclovia. A quantidade de ciclovias implantadas em locais muito ingrimes é impressionante. Algumas delas poderiam fazer parte do circuito de down hill ou de subida de montanha. Será que não há outra alternativa, não haverá alguma rua que leve ao mesmo lugar com uma subida menos íngreme? Quantos ciclistas conseguem pedalar naqueles trechos? Quantos foram os acidentes com ciclistas despencando as ladeiras? Colocar um "pare" pintado nas esquinas, aliás "pare" só para os ciclistas, funciona? E os pedestres, onde ficam nesta história? Não tenho dados, números, só lanço as perguntas. Aposto que o projeto cicloviário foi feito por técnicos que não pedalavam e que desenharam as ciclovias pelos caminhos mais curtos num mapa sem topografia.
Paredes ou suportes verticais são os melhores locais para colocar propaganda. As ciclovias que foram implantadas em locais muito íngremes podem ser vistas a grande distância. Do restaurante da Real é possível ver a ciclovia no canteiro central da avenida. Você tem duas pistas largas de asfalto, o verde do canteiro central com suas árvores, e no meio disto tudo o vermelhão chamativo e inconfundível da ciclovia. Para mim é clara a razão da preferência nacional dos prefeitos e autoridades em implantar ciclovias em vias de grande movimento ou em locais de grande visibilidade. Se não fosse obrigatório gastar toneladas de dinheiro público em tinta vermelha provavelmente o sistema cicloviário... bom, primeiro demoraria mais para ser implantado, e talvez, digo "talvez", fosse implantado onde fizesse mais sentido para o próprio ciclista e o bem da cidade. É possível que haja alternativas para o ciclista circular por com menos trânsito, portanto menos barulho e poluição, e com uma topografia mais amigável. Levar o ciclista pelos mesmos caminhos do automóvel é reforçar a cidade do automóvel.
Sexta-feira fui até a Padaria Real que fica em frente a Prefeitura, 11 km de distância, praticamente todo trajeto feito em ciclovias, boa parte pela ciclovia que margeia o rio Sorocaba, uma das mais simpáticas do Brasil. Quisera todos rios e córregos do país fossem obrigados a ter uma ciclovia margeando. Voltando da Real fiz um caminho diferente, teoricamente mais curto, um bom trecho sem ciclovias e boa parte pedalando em avenidas. Os carros respeitam, as avenidas são largas, mas cheias de curvas e com trânsito rápido. A topografia da cidade é bem acidentada, sobe, desce, cheio de curvas. Em alguns trechos o diferencial de velocidade entre carros e bicicleta é grande e noutros a visibilidade do ciclista baixa, duas situações se não de perigo, pelo menos de tensão. Nas avenidas de Sorocaba até ciclista experiente se sente peixe fora d'água. A situação dos pedestres também não é nada legal.
No domingo ensolarado fiz questão de ver quantos ciclistas estariam pedalando na ciclovia do rio Sorocaba e para minha surpresa o número era baixo, mesmo levando em consideração que foi o último fim de semana de férias.
Aproveitei para dar uma olhada em alguns outros trechos de ciclovia. A quantidade de ciclovias implantadas em locais muito ingrimes é impressionante. Algumas delas poderiam fazer parte do circuito de down hill ou de subida de montanha. Será que não há outra alternativa, não haverá alguma rua que leve ao mesmo lugar com uma subida menos íngreme? Quantos ciclistas conseguem pedalar naqueles trechos? Quantos foram os acidentes com ciclistas despencando as ladeiras? Colocar um "pare" pintado nas esquinas, aliás "pare" só para os ciclistas, funciona? E os pedestres, onde ficam nesta história? Não tenho dados, números, só lanço as perguntas. Aposto que o projeto cicloviário foi feito por técnicos que não pedalavam e que desenharam as ciclovias pelos caminhos mais curtos num mapa sem topografia.
Lippi deu o pulo do gato no momento que implantou o sistema cicloviário de Sorocaba. Fez o que fez porque não havia experiência, não havia interesse em discutir a cidade, os ciclistas gritavam (como continuam gritando) ciclovia, ciclovia, ciclovia! Pensamento um pouco limitado, mas fazer o que, somos brasileiros e assim tratamos nossas cidades e nossas vidas.
No papel qualquer plano cicloviário fica lindo. Quando se coloca no mínimo a topografia, para não dizer outros pequenos "detalhes", a coisa muda de figura. http://www.mobilize.org.br - Mapa do Plano Cicloviario de Sorocaba - SP
No papel qualquer plano cicloviário fica lindo. Quando se coloca no mínimo a topografia, para não dizer outros pequenos "detalhes", a coisa muda de figura. http://www.mobilize.org.br - Mapa do Plano Cicloviario de Sorocaba - SP
PS,: passar por Sorocaba sem ter ido a esta Padaria Real em frente a Prefeitura é não passar por Sorocaba. Já conhecia o panetone, um dos melhores que já comi. Experimentei pizza, no restaurante do segundo andar, excelente. E almocei no buffet de saladas que tem uma mesa central memorável. O buffet por quilo não é barato, mas vale cada centavo.
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