segunda-feira, 26 de maio de 2014

Bicicleta, silêncio e distanciamento

Começamos a conversar sobre a máquina de fotografia dele. Daniel disse que a fotógrafa era da mulher, fotógrafa profissional. Ele olhou para a roda dianteira de minha bicicleta encostada na parede. “Tirei a roda para diminuir o risco de roubo. É alto por ali, próximo ao Teatro Municipal”. Daniel emendou contando que também pedalava e que usava a bicicleta para ir ao trabalho.
- Não pedalo faz tempo. De minha casa para o trabalho dá uns 30 minutos pedalando no caminho mais rápido.
- Por avenidas?
- Por avenidas. Quase não tem caminho alternativo. E se eu fosse por dentro dos bairros iria gastar uns 10 minutos a mais. Se juntar ida e volta dá 20 minutos a mais por dia e isto dá 2 horas e 20 minutos por semana. É muito tempo perdido.
- Não é tempo perdido, é tempo ganho; tempo para pensar, para relaxar.
- Eu não posso perder este tempo...
- Uma regra importante para administração de trabalho diz que se você não tem tempo é por que não está fazendo as coisas direito, não está trabalhando direito. Ter tempo, ficar em silêncio, guardar distância, melhora a qualidade do trabalho, da criação, do pensar, da vida. Silêncio faz milagres.
- E como fica meu fone de ouvido? perguntou ele. E eu ri.
Desacelerar não é um processo simples. Vivemos um círculo vicioso constante, difícil de ser percebido. Parar de girar no próprio rabo não é fácil. Por exemplo, sair da cidade grande e chegar de fato no campo ou praia demanda um tempo. Mudar de ambiente não significa necessariamente desligar. Dependendo do nível que se está conectado, da rotação em torno do rabo, é praticamente impossível desligar, dar-se um tempo, ter silêncio.
Somos seres biológicos, temos uma dinâmica própria das funções biológicas. Disto é impossível desligar, mesmo com um boa Internet. Temos também uma capacidade incrível de adaptação, para o bem e para o mal. Nos dias de hoje mais para o que nos faz mal. Dar um tempo, desacelerar, ficar em silêncio e, para clarear as ideias, o distanciamento da agitação faz bem, é biologicamente, clinicamente necessário. Este é um dos milagres que a bicicleta oferece, basta saber usar.
- E como fica meu fone de ouvido? (Eu recomendo, para manter-se vivo no trânsito, não usar fones...)

Entende de fato o espírito da bicicleta quem passa a pedalar em silêncio, com um giro e cadência de pedal que coloque coração e respiração, e com isto pensamentos, numa frequência baixa, calma, com um distanciamento crítico da vida no entorno, quase em estado de meditação. É quando a bicicleta faz seu pequeno milagre nos devolvendo à vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário