terça-feira, 30 de abril de 2013

Palo em la rueda

"La Presidenta (da Argentina, Cristina Kirchner) reclamo que no le pongan palos en lá roda", numa expressão típica do ciclismo. "Colocar um pau na roda (dianteira da bicicleta)" para fazer o ciclista capotar referia-se ela. É interessante ver uma autoridade de um pais onde a bicicleta praticamente nao existia para toda sociedade até bem pouco tempo sair com um ditado tão peculiar. Impressiona mais quando penso que a quatro anos, que foi a ultima vez que estive aqui, era muito difícil encontrar ciclistas circulando pelas ruas portenhas. A mudança de dois anos para cá, segundo os próprios portenhos, foi grande, não só por conta da introdução do inicio de um sistema cicloviario e algumas bicicletas publicas, mas principalmente por que uma parte significativa da população aderiu sem problemas ao uso da bicicleta como modo de transporte. Para quem não sabe, o automóvel é parte importantíssima da cultura argentina, traço cultural muito mais enraizado que no Brasil.
Cristina Kirchner, uma populista da pior espécie, usa todos os recursos possíveis de comunicação, como é típico aos da mesma laia.
Neste exato momento estou sentado em uma da poucas áreas de Buenos Aires que faz jus a esta riquíssima cidade. O resto esta se desfazendo, literalmente. Para entender o tamanho do estrago que o kirchenerismo fez e segue fazendo na Argentina procurem, se encontrar, e leiam o editorial do Lá Nacion deste ultimo domingo, 28 de abril de 2013. Poucas vezes em minha vida li algo tão assustador. Argentina já acabou. Não é força de expressão. Hace mucho que le meteron un palo em la rueda del futuro desta gente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário